O ISHALC e o Comitê Permanente da América Latina para Prevenção do Crime (COPLAD), programa do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para Prevenção do Crime e Tratamento do Delinquente (ILANUD), realizaram em novembro de 2017 o Fórum Internacional – A Corrupção na América Latina, na cidade de Buenos Aires, Argentina, com a presença do juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos Raúl Zaffaroni, do ministro do STF Roberto Barroso, do diretor do ILANUD Elias Carranza, do embaixador da Áustria em Portugal Thomas Stelzer, e de autoridades da Argentina e do Brasil.
O objetivo do fórum foi diagnosticar os impactos da corrupção na América Latina e as perspectivas de combate, já que a maioria dos 19 países latino-americanos enfrenta sérios problemas com narcotráfico, lavagem de dinheiro e corrupção.
O fórum serviu também como colóquio preparatório para o Fórum Internacional – A Segurança Humana na América Latina, realizado em 2018.