55+ 11 2172-2209     vagnerocner@segurancahumana.org    secretaria@segurancahumana.org

Alcance dos ODS

Em 2015, líderes mundiais dos Estados-membros da ONU reconheceram que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global, além de ser requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável e, a partir daí lançaram um plano de ação: a Agenda 2030, que contém um conjunto de 17 objetivos, entre eles, Educação de Qualidade, Redução das Desigualdades, Fome Zero e Agricultura Sustentável, Vida na Água e Igualdade de Gênero.

Estamos no caminho certo para construir, até 2030, uma sociedade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)? Ou algumas mudanças de percurso são necessárias nessa construção?

A proposta de analisar possíveis cenários a fim de guiar a elaboração de políticas públicas que possibilitem o alcance dos ODS em longo prazo está no cerne dos Objetivos.

Esse é um esforço conjunto, de países, empresas, instituições e sociedade civil. Os ODS buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos.