55+ 11 2172-2209     vagnerocner@segurancahumana.org    secretaria@segurancahumana.org

Setor Privado

O setor privado empresarial, por sua força econômica e política, pode assumir um papel relevante ao colocar muitos de seus ativos à disposição das articulações e ações para o cumprimento dos ODS. Ir além do financiamento de projetos e integrar essa perspectiva em suas próprias atividades não é apenas uma questão de cidadania corporativa, mas também um posicionamento estratégico necessário ao sucesso futuro do próprio negócio.

O setor privado empresarial encontra-se diante de uma agenda muito oportuna para se posicionar e se envolver genuinamente na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável. Seu papel dinâmico de “motor de crescimento econômico sustentável” é capaz de gerar valor nos negócios e para a sociedade.

A construção de parcerias com este fim é uma ferramenta chave, ampliando o diálogo e expandindo espaços de atuação. A este respeito, é importante reconhecer que as parcerias – baseadas em transparência, confiança e diálogo – podem ser construídas de várias maneiras, e operar em diversos níveis de engajamento bem como nos âmbitos locais, nacional e global.

Fortalecimento das relações com as partes interessadas e manutenção do ritmo com os desenvolvimentos da política
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) refletem as expectativas das outras partes interessadas e a direção da política futura, nos âmbitos internacional, nacional e regional. As empresas que alinham as suas prioridades com os ODS podem fortalecer o compromisso dos clientes, funcionários e de outras partes interessadas.

Investir em um ambiente propício aos negócios
Os negócios não podem ter sucesso em sociedades que fracassam. O investimento no alcance dos ODS sustenta os pilares do sucesso dos negócios, incluindo a existência dos mercados regulamentados, de sistemas financeiros transparentes e uma economia não corrupta e eficientemente administrada.

Utilização de uma linguagem comum e de uma finalidade compartilhada
Os ODS definem uma estrutura comum de ação e linguagem que ajudará as empresas a se comunicarem de forma mais consistente e efetiva com as partes interessadas a respeito do seu impacto e desempenho atual e futuro. As metas ajudarão a reunir parceiros para tratarem dos desafios sociais mais urgentes.