55+ 11 2172-2209     vagnerocner@segurancahumana.org    secretaria@segurancahumana.org

Segurança Humana

Corroborando os pontos brilhantemente abordados na obra “O Universo da Segurança Humana”, pelo Professor Edmundo Oliveira temos que a fundamentação desse conceito está no Artigo III da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948): “Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal”. Desse fundamento emerge a chave para o equilíbrio entre o pessoal e o social. Segurança é igual a oxigênio: se você tem, você não pensa nela; se você não tem segurança, você pensa nela o tempo todo.

No âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU), a segurança humana é descrita como um processo que engloba tanto a “libertação do medo” como a “libertação da necessidade” (PNUD,1994). Desse modo, a ONU, ao tratar do conceito de segurança humana, busca a distinção entre os limites associados às ameaças à segurança do Estado e os limites pertinentes às ameaças que impactam o relacionamento dos seres humanos em três esferas: individual, familiar e comunitária.

Baseado em 7 pilares torneando a Segurança Econômica, Segurança Alimentar, Segurança da Saúde, Segurança Ambiental, Segurança Cidadã, Segurança Comunitária e Segurança Política, consubstancia-se os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); o Instituto de Segurança Humana para América Latina e Caribe – ISHALC direciona um dos seus Programas pautado nesses 7 pilares.

UN HUMAN SECURITY UNIT

A Unidade de Segurança Humana (HSU) foi criada em maio de 2004. O objetivo geral da HSU é integrar a abordagem de segurança humana ao trabalho do sistema da ONU e fortalecer a resposta da Organização a desafios múltiplos e complexos. Ao combinar a gestão do Fundo Fiduciário da ONU para a Segurança Humana (UNTFHS) com atividades de advocacy e divulgação, a HSU desempenha um papel fundamental na tradução da abordagem de segurança humana em resultados concretos. Hoje, os princípios de segurança humana são incorporados nas principais agendas globais.

DESENVOLVER FERRAMENTAS PRÁTICAS

A HSU desenvolve estruturas e ferramentas para aplicar a segurança humana nas atividades que envolvam seres vivos. Essas ferramentas práticas reúnem diversos parceiros de todo o sistema da ONU em colaboração com governos, sociedade civil e setor privado para atender às necessidades e vulnerabilidades das comunidades.

DIVULGAÇÃO DE LIÇÕES APRENDIDAS E PROMOÇÃO DA COLABORAÇÃO

A HSU trabalha com instituições acadêmicas, organizações intergovernamentais regionais, organizações não-governamentais e de base comunitária, bem como fundações e o setor privado para promover iniciativas tangíveis e inovadoras para promover as prioridades da comunidade internacional.