55+ 11 2172-2209     vagnerocner@segurancahumana.org    secretaria@segurancahumana.org

Mobilização e Lideranças

Ilanud

O ILANUD foi estabelecido na cidade de San Jose, Costa Rica, por meio de um acordo assinado em 11 de junho de 1975 entre a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Governo da República da Costa Rica.

Foi autorizado pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Resoluções 7311-FXXVII e 1584-L) e aprovado pela Assembleia Legislativa da República da Costa Rica, através da Lei nº 6135, de 18 de novembro de 1977.

O acordo constitutivo do ILANUD insta os governos dos países da região a participar e apoiar as atividades do Instituto, as quais são especificadas através de acordos bilaterais e cooperação.

Saiba mais….

Fonte: www.ilanud.or.cr

Segurança deve ser garantida com respeito à vida e à dignidade, diz assessor especial da ONU

A violência e a criminalidade na América Latina devem ser combatidas não apenas com a aplicação da lei, mas com a garantia de mais qualidade de vida à população, incluindo o combate a violações de direitos humanos e às desigualdades. Além disso, as políticas de segurança pública devem ser baseadas em evidências científicas e elaboradas em consulta às comunidades locais.

A avaliação é do assessor especial da ONU para a segurança humana, Yukio Takasu, que esteve em evento no Rio de Janeiro (RJ) na segunda-feira (8).

Em entrevista ao Centro de Informação da ONU para o Brasil (UNIC Rio), Takasu explicou que as Nações Unidas têm adotado oficialmente desde 2012 o conceito de “segurança humana”, que para além das políticas de repressão ao crime, visa tratar a segurança como algo mais abrangente do ponto de vista do desenvolvimento sustentável.

Saiba mais….

Fonte: www.nacoesunidas.org

Fórum interinstitucional debate segurança e desenvolvimento sustentável em Brasília

Debater as principais causas da violência, identificar os meios para o desenvolvimento sustentável na América Latina e tratar da instalação da Universidade da Paz no Brasil.

Saiba mais….

Relatório de Prevenção ao Crime e Justiça Criminal está pronto para ser apresentado à ONU

O relatório Práticas de Prevenção ao Crime Urbano na América Latina, que será apresentado no 13º Congresso da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Prevenção do Crime e Justiça Criminal, de 12 a 19 de abril de 2015, em Doha, no Qatar, já está pronto.

Saiba mais….

Fonte: www.mp-ba.jusbrasil.com.br

WHAT IS HUMAN SECURITY

For many people, today’s world is an insecure place, full of threats on many fronts. Protracted crises, violent conflicts, natural disasters, persistent poverty, epidemics and economic downturns impose hardships and undercut prospects for peace, stability, and sustainable development. Such crises are complex, entailing multiple forms of human insecurity. When they overlap, they can grow exponentially, spilling into all aspects of people’s lives, destroying entire communities and crossing national borders.

As noted in General Assembly resolution 66/290, “human security is an approach to assist Member States in identifying and addressing widespread and cross-cutting challenges to the survival, livelihood and dignity of their people.” It calls for “people-centred, comprehensive, context-specific and prevention-oriented responses that strengthen the protection and empowerment of all people.”

Know more….

Fonte: www.un.org

Município recebe representante do programa da ONU sobre Segurança Humana

Eduardo Leite, Secretário Executivo do Comitê Permanente da América Latina para Prevenção do Crime (COPLAD) Programa do Instituto Latino Americano das Nações Unidas para Prevenção do Crime e Tratamento do Delinquente (ILANUD) e Diretor do Instituto de Segurança Humana do Brasil, esteve reunido no dia 5 de junho, com autoridades da cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo. Participaram da audiência a Secretária de Educação, Silvia Helena Gazola da Rocha, Eduardo Cardoso de Souza e Renata Bozzo Vieira, Supervisores de Ensino e Frednes de Oliveira Botelho, Secretário de Cultura.

Saiba mais….

Fonte: www.santacruzdoriopardo.sp.gov.br

Defensor Público Geral participa de assembleia do COPLAD

O Defensor Público Geral do Estado, Luis Carlos de Aguiar Portela, participou na manhã desta segunda-feira (03) de assembleia geral promovida pelo Comitê Permanente da América Latina para a Prevenção do Crime (COPLAD). Autoridades do Pará e representantes de 19 países membros do Comitê se reúnem hoje e amanhã (04), no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia e no Hotel Raddison Belém, para analisar, votar e aprovar o relatório do Coplad, documento que será apresentado no 13º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção do Crime e Justiça Criminal, que acontecerá entre os dias 12 e 19 de abril de 2015, em Doha, no Qatar. O evento integra as políticas de planejamento e combate à criminalidade da Organização das Nações Unidas (ONU).

Saiba mais….

Fonte: www.defensoria.pa.gov.br

Instalação da Universidade Mundial da ONU em Belém é tema de sessão pública

A secretária de Municípios Sustentáveis (Semsu), Izabela Jatene, representou o governador Simão Jatene na sessão pública de apoio à implantação do campus da Amazônia para Estudos e Pesquisas de Políticas Integradas de Proteção Ambiental e Progresso Sustentável da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social da Organização das Nações Unidas (ONU), em Belém. O evento, promovido pela Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), foi realizado no Auditório Albano Franco, na noite desta quarta-feira, 23.

Saiba mais….

Fonte: www.redepara.com.br

Prefeitura recebeu o Prêmio da ONU de Segurança Humana – Edição 2018

O Secretário Municipal de Justiça da Cidade de São Paulo, Anderson Pomini participou do evento no Fórum Internacional de Segurança Humana na América Latina, realizado no dia 2 de abril, em São Paulo. O Secretário foi expositor na sessão temática ‘Alívio da Pobreza, Justiça Dignidade Pessoal e Inclusão Social’.

Saiba mais….

Fonte: www.prefeitura.sp.gov.br