55+ 11 2172-2209     vagnerocner@segurancahumana.org    secretaria@segurancahumana.org

Abrangência América Latina e Caribe

América Latina e Caribe

A Estratégia ODS é uma coalizão que reúne organizações representativas da sociedade civil, do setor privado, de governos locais e da academia com o propósito de ampliar o debate a respeito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e de mobilizar, discutir e propor meios de implementação efetivos para essa agenda.

Trata-se de uma iniciativa que nasce da necessidade de engajar e conscientizar atores-chave da sociedade a respeito de seu papel e dos esforços necessários para que o cumprimento da Agenda 2030 seja bem-sucedido.

E sendo a Agenda 2030 muito mais abrangente e desafiadora que sua antecessora, avanços reais exigem envolvimento profundo de diversos setores da sociedade. Razão pela qual a Estratégia ODS reúne três atores-chave neste processo, cuja ação e cooperação se revelam determinantes para que o cumprimento dos ODS seja efetivo: sociedade civil, setor privado e governos locais. Sendo crucial que esta agenda seja por todos compreendida e trabalhada de forma integrada, que haja o estabelecimento de compromissos reais, o investimento de recursos, amplo monitoramento, bem com uma atuação interdependente dos setores da sociedade.

Acreditamos na necessidade de investir esforços para construir novos modelos de colaboração entre os diferentes setores da sociedade e integrar os ODS à toda sociedade, de forma que os mecanismos de implementação desta agenda incluam novas políticas indutoras permitindo que o potencial dos ODS seja explorado de forma a apontar caminhos e se apresentar enquanto uma agenda estruturante e articulada.